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Vendas Sazonais: descubra como usar um ERP para gerenciar seu estoque

Vendas Sazonais: descubra como usar um ERP para gerenciar seu estoque

A gestão de vendas sazonais e seu estoque, é um desafio bastante interessante para as empresas.

Identificar corretamente estes períodos e se antecipar, são desafios que ficam muito mais fáceis de serem gerenciados juntamente com um ERP.

O que são vendas sazonais?

A sazonalidade em vendas pode ser conceituada como períodos em que o fluxo de vendas aumenta ou diminui, atrelados principalmente a fatores externos como por exemplo estações do ano e datas comemorativas.

Para exemplificar, dois exemplos muito fáceis de serem entendidos.

Já sei o que são vendas sazonais, mas como identificar no meu negócio?

Para analisar períodos sazonais, nada melhor que analisar o histórico de vendas de sua empresa. Com o correto controle das transações de entradas e saídas através do seu ERP, você terá informações valiosas para sua tomada de decisão de novas compras.

Busque identificar quais são os ciclos de vendas de seu negócio.

Estas informações ajudarão a comprar quantidades corretas, num prazo adequado, com histórico de valores praticados.

Histórico de vendas separadas por períodos

Analise seu histórico de faturamento, e identifique os momentos sazonais em que há um maior ou menor volume de vendas. Com este mapeamento inicial, vá mais a fundo e busque identificar os fatores que levaram a este faturamento diferenciado. Tem relação com estação do ano, ou alguma época festiva?

Curva ABC de Produtos

Separando os meses com maior venda, identifique através da Curva ABC de Produtos quais são seus produtos que vendem mais. 

Quais são produtos sazonais? Quanto sua empresa vendeu? O estoque foi suficiente?

Principais fornecedores por produto

Bacana, você já sabe quais são seus produtos sazonais, agora precisa identificar os melhores fornecedores destes produtos. São fornecedores que cumprem prazos de entrega? São flexíveis na forma de pagamento? Produtos que entregam são de qualidade? Há margem de negociação ou são fornecedores inflexíveis?

Estoque mínimo

Analisando os produtos historicamente, houve falta de produtos para vendas? Algum cliente ficou sem produto por uma falta de planejamento anterior?

Os períodos de vendas sazonais foram plenamente atendidos?

Importante ter uma margem de segurança de estoque e tê-la configurada em seu ERP. Assim seu ERP vai lhe informar com antecedência para novas compras.

Estoque alinhado com previsão de vendas de cada mês

A gestão de estoque deve ser constante, onde além de não ter falta, seu planejamento deve também prever não ter excesso de produtos. Afinal, estoque parado é dinheiro parado! Analise seu histórico de vendas, e faça seu planejamento antecipado.

Planejamento antecipado

Uma boa gestão está diretamente alinhada a um bom planejamento antecipado. Utilize seu ERP com os benefícios de automações de processos, assim como através de análise gerencial de suas informações.

Venda mais! Compre melhor! Aumente seus lucros!

 

Não fique refém da falta de informações de seu negócio.

Utilize um ERP como aliado de seu negócio!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.