fbpx

Curva ABC de Produtos: o que é e por que ela é tão importante?

Curva ABC de Produtos: o que é e por que ela é tão importante?

A Curva ABC de Produtos é uma maneira de organizar, categorizar e ranquear os produtos comercializados na sua empresa em determinado período.

A gestão de estoque de produtos pode se tornar uma tarefa bastante desafiadora, mas em grande medida, a dificuldade ou facilidade está diretamente atrelada a uma boa organização.

Conforme Peter Drucker, “O sucesso das organizações depende das pessoas e da utilização inteligente da informação disponível.”

Para uma boa gestão de estoque de produtos, há várias informações disponíveis, e uma análise muito utilizada é a Curva ABC de Produtos.

Conceito da Curva ABC

A Curva ABC, também conhecida como Princípio de Pareto, foi desenvolvida pelo economista italiano Vilfredo Pareto. 

Pareto, no início de 1900, conduziu um estudo na Europa e chegou a algumas interessantes conclusões, sendo que uma delas era que 80% da riqueza estava concentrada em 20% da população. Ou seja, a riqueza estava concentrada em poucos e a pobreza estava nas mãos de muitos. 

O princípio de Pareto diz que 80% das consequências são resultado de apenas 20% das causas (também conhecido como regra 80/20).

A partir dos estudos de Pareto na parte econômica, ela se expandiu na Administração e Marketing, onde realmente se popularizou.

Gerir uma empresa não é uma tarefa simples, e apenas utilizar a regra 80/20 não seria suficiente, e aí que entra a Curva ABC, que separa o gráfico em três partes trazendo mais detalhes para a análise.

Mas, e a Curva ABC de Produtos?

A Curva ABC de Produtos é uma ferramenta gerencial muito importante, ranqueando produtos, permitindo uma melhor organização e controle do estoque.

Vamos entender um pouco melhor, e separar a Curva ABC em três partes, como sugere o princípio.

  • Grupo A: 20% dos produtos representam 80% da receita
  • Grupo B: 30% dos produtos representam 15% da receita
  • Grupo C: 50% dos produtos representam 5% da receita
Curva ABC de Produtos

Perceba que analisando o gráfico, os percentuais geram uma curva, por isso o nome de Curva ABC.

Importante ressaltar que os valores mencionados variam de negócio para negócio. Desta forma, a Curva ABC não deve ser levada como uma regra fixa, mas sim um balizador para direcionar sua análise.

Com base na Curva ABC de Produtos, será possível ranquear os produtos e identificá-los por grau de importância, como por exemplo produtos com alta demanda, com demanda intermediária e os de baixa demanda. 

A análise deste tipo de informação ajuda na tomada de decisões, auxiliando a focar no que traz mais resultados para o negócio, evitando que a empresa fique sem estoque de produtos importantes, além de não ficar com excesso de produtos não tão lucrativos.

Como calcular a Curva ABC de Produtos?

A forma mais rápida e segura para ter acesso a Curva ABC de Produtos é através de um ERP.

Como um ERP centraliza e integra as informações de uma empresa, ele tem todas as informações dos produtos, desde compras, vendas, estoque atual, e com isso consegue facilmente calcular e entregar estes resultados.

Caso você ainda não tenha um ERP, é possível através de uma planilha de Excel fazer os cálculos.

Um pouco mais trabalhoso, mas pode ser útil no momento de sua empresa.

Na planilha, você precisa informar todos os produtos e as informações de cada um.

Importante, as informações precisam ser inseridas por períodos (dia, mês, trimestre, etc).

Separe as colunas da seguinte forma:

  • Nome do produto
  • Preço unitário de venda do produto
  • Quantidade de itens vendidos do produto
  • Valor total vendido do produto (preço unitário x qtd vendida)
  • Participação em % (regra de 3: faturamento do produto multiplicado por 100, dividido pelo faturamento total de todos os produtos) 
Exemplo de planilha de Curva ABC de Produtos

Para facilitar, nós criamos uma planilha da Curva ABC para você baixar gratuitamente. 

Para finalizar. A Curva ABC de Produtos é uma informação gerencial para gestão de estoque, utilize-a juntamente com outros indicadores que seu ERP fornece.

Não esqueça, Estoque Parado é Dinheiro Parado!

Através de um ERP como da CB Sistemas, sua gestão será muito mais aprimorada. Conseguindo assim, comprar melhor, vender melhor, analisando em tempo real como anda seu negócio, permitindo traçar as melhores estratégias para sua empresa.

Quer saber mais? Fale conosco.

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.