Dentre tantas, temos que selecionar quais são os instrumentos fundamentais para a gestão financeira do seu negócio.
Esta não é uma lista fechada, completa. Mas, entendemos que seja uma relação bem interessante de instrumentos fundamentais para a gestão financeira de uma empresa.
Quais os instrumentos para uma boa gestão financeira de sua empresa?
1 – Fluxo Caixa
O Fluxo de Caixa é um ótimo instrumento de gestão financeira para sua empresa, pois ele projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Instrumento mais que fundamental para uma boa gestão financeira. Em outras palavras, nunca descuide dele!
2 – Controle Diário de Caixa
O acompanhamento constante do caixa é de suma importância. Registre diariamente todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. Ou seja, a principal finalidade do controle de caixa é verificar se não existem erros de registros ou desvios de recursos.
Pergunto, como você faz o controle de seu caixa hoje?
Você já utiliza alguma ferramenta de gestão (ERP) para profissionalizar seu negócio? Veja as vantagens de ter um ERP no seu negócio, e tenho dentro dele instrumentos para a gestão financeira de sua empresa.
3 – Controle Bancário
O próprio nome já é bastante intuitivo. É o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa. Além, é claro, de todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta (tarifas bancárias, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre as principais).
Hoje, sua conciliação bancária é automatizada?
4 – Controle de Contas a Receber
Todos sabemos que vender nem sempre é fácil, mas de que adianta vender se você não controlar seu Contas a Receber? Este é outro controle fundamental. Tem como finalidade controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo.
Um controle adequado de contas a receber, dentro de uma análise de fluxo de caixa, permite você tomar boas decisões de novas compras de produtos por exemplo, pois você terá indicadores financeiros confiáveis.
5 – Controle de Contas a Pagar
Claro que todos queremos vender, porém, paralelo a isso, também teremos nossas obrigações a pagar. Portanto, este instrumento é utilizado para organizar os totais a pagar, obedecendo seus períodos de vencimento: dia, semana, quinzena, 30, 45, 60 dias, etc. Dentro do fluxo de caixa, ele traz segurança e assertividade nas suas decisões financeiras.
6 – Controle de Estoques
Controlando os estoques existentes na sua empresa, você evita desvios, fornece informações para reposição dos produtos vendidos. Portanto, ainda facilita a tomada de providências para redução dos produtos parados no estoque.
Como você tem controlado seu estoque? Tem segurança nas informações ou você percebe muitos erros?
Não descuide neste instrumento de gestão, pois você pode estar perdendo muito dinheiro.
Como diz um ditado, “estoque parado é dinheiro parado“.
7 – Controle Analítico de Clientes
Cada cliente tem sua história, e seu relacionamento com sua empresa. Problemas, entretanto, podem acontecer com qualquer cliente seu.
Quando o cliente não pagar na data do vencimento, verifique o histórico do cliente (controle individualizado), para analisar as providências que deverão ser tomadas. Em outras palavras, não seria justo você tratar um bom cliente da mesma forma que trata um mal cliente (um cliente devedor por exemplo).
Utilize a Curva ABC de clientes para ter uma boa análise de seus clientes. Você se surpreenderá.
8 – Controle Mensal de Despesas
Serve para registrar o valor de cada despesa, acompanhando sua evolução. Este indicador é ótimo, pois ele mostra para você se as despesas estão constantes, se estão baixando. Por exemplo, se estão aumentando (neste caso, é importante logo tomar atitudes para reverter isso).
9 – Controle Diário de Vendas
Sua principal finalidade é acompanhar as vendas diárias e o total das vendas acumuladas durante o mês. Você sabe como estão as vendas diárias de sua empresa? Tem acompanhado? Ou só verifica uma vez ou outra?
Lembre, sem venda não existe empresa. Acompanhe diariamente este ótimo indicador.
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