fbpx

Por que implantar um ERP na sua empresa?

A sua empresa precisa implantar um ERP para centralizar as informações de seu negócio!

Mas afinal, o que é um ERP?

ERP = Enterprise Resource Planning

Agora ficou fácil de entender? Claro que não né.

No mundo corporativo estamos cercados de siglas, como por exemplo PIS, FGTS, Cofins, IR,… e por aí vai. Por exemplo, uma sigla bastante comentada nas empresas é o ERP.

Por que implantar um ERP na sua empresa?

Podemos traduzir como um programa que integra informações e processos de uma organização, centralizando e trazendo segurança para as informações.

O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. (fonte Wikipédia)

Mas por que implantar um ERP na sua empresa?

Podemos dizer que o ERP é a espinha dorsal dos negócios, em modo eletrônico, que liga todas as funções e processos de uma empresa.

Vamos entender um pouco melhor tomando como exemplo uma fábrica de calçados. Um exemplo bem resumido, mas pode ajudar.
Para produzir um sapato, sua empresa precisa de insumos, de matéria-prima, e para comprar, precisa contar com fornecedores. Utilizando um ERP, você tem as informações de compras por fornecedores, valores pagos, quantidade comprada e muito mais. Ao receber os produtos comprados em sua fábrica, você lança a NF-e no sistema e ele automaticamente já registra as informações, seja para contabilidade, seja para seu contas a pagar. O ERP vai lhe avisar quando deve pagar a fatura das mercadorias.
Com os insumos em sua fábrica, você precisa organizar sua produção, e nisso, o ERP também pode lhe ajudar.
Produtos prontos, é necessário vender. Dentro do ERP, você poderá fazer várias tabelas de preços, e também, formas diferentes de comissão para seus vendedores. Algo muito bacana é oferecer aos seus vendedores, um aplicativo de vendas externas, para agilizar as vendas, recebimento das informações destas, consequentemente, poder entregar mais rapidamente os produtos vendidos (e faturar logo, o que é muito bom!).
Bom, vendas feitas, emita as notas fiscais, boletos bancários e tenha o controle do contas a receber dentro do seu ERP.
Recebendo os boletos pagos pelos seus clientes, as informações são integradas no seu ERP e conciliadas com saldo bancário.
Tendo um contas a pagar e a receber registrados, será muito fácil analisar seu fluxo de caixa e fazer planejamentos.

Resumidamente, um ERP centraliza as informações entre os departamentos, facilita a comunicação entre todos, trazendo assertividade e previsibilidade.

Vivemos num mundo extremamente dinâmico e exigente, e para nossas empresas serem competitivas, é fundamental ter agilidade.
Sem uma análise de informações qualquer decisão será um mero “chute”, e claro, a probabilidade de erro é muito grande. Ou seja, para tomar boas decisões você precisa de boas informações.

Para boas decisões, é fundamental a empresa estar amparada por um ERP. Como resultado, terá de forma centralizada as informações dos diversos setores da empresa.
Munido de informações é possível fazer análises e tomar boas decisões. E isso, pode ser fundamental para garantir a perenidade de uma empresa.

Por que implantar um ERP na sua empresa?

Veja algumas vantagens de ter um ERP em sua empresa clicando AQUI.

Ao implantar um ERP temos que ter em mente que ele não é como um copo com leite. Ou seja, numa analogia simples, não basta apenas colocar o leite dentro do copo e tudo estará pronto.

Um sistema de gestão empresarial, precisa ser parametrizado conforme as necessidades da empresa, não é algo como instala e tudo pronto.

Para sucesso no uso de um ERP, é preciso entender as necessidades da empresa e ajustá-lo para que possa atender estas demandas. Para isso, é fundamental ter um ERP que seja flexível as necessidades de seu negócio!

Para tanto, um fator chave para o sucesso na implantação de um ERP é a participação ativa do gestor do negócio e dos funcionários que o utilizarão (usuários), sem eles não é possível configurar o sistema de forma a atender adequadamente as necessidades da empresa.

Um bom entendimento do uso do ERP por parte dos usuários é de suma importância, pois são os mesmos que farão uso contínuo dele, e é muito importante que o ERP seja de uma empresa que tem expertise no assunto, que tem grande experiência (um ERP maduro preciso de vários anos de desenvolvimento), que tem condições de prestar um suporte de qualidade, que possa ter condições de apresentar atualizações no mesmo perante mudanças de legislação, mudanças de tecnologia, ou seja, continuar evoluindo.

O ERP é uma ferramenta de gestão indispensável para sua empresa, não importando o tamanho do seu negócio.

Gostaria de conhecer um pouco mais de nossas soluções?

Temos soluções que se adequam a necessidade e tamanho de seu negócio!

Clique AQUI e veja o que podemos fazer por sua empresa.

CB Sistemas - ERP para seu negócio

47 3041-4321 – Blumenau/SC              41 4063-5678 – Curitiba/PR

comercial@cbsistemas.com.br

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.