Veja 5 vantagens de ter uma loja virtual integrada com um Sistema ERP.
Com uma loja virtual, a tendência é aumentar as vendas, o que é excelente, mas isso torna o processo mais complexo. Acima de tudo, é importante estar preparado para isso.
Com maior volume de vendas é necessário um cuidado especial com cadastros, estoque, atualização de valores, etiquetas, e muito mais. Certamente, se seu negócio não estiver bem gerenciado, pode acabar gerando uma grande dor de cabeça. Ou seja, trazer uma péssima experiência de compra para seu cliente.
Por isso, é fundamental você ter sua loja virtual integrada ao seu ERP (Sistema de Gestão Empresarial).
Mas, quais as vantagens de loja virtual integrada com ERP?
Separamos 5 vantagens em ter esta integração na prática entre sua loja virtual e seu ERP:
1. Informações unificadas
A integração traz algo muito bacana que é a informação unificada, seja na sua loja virtual seja no seu ERP. Com isso, evita o clássico erro de ter o produto com preços ou estoques diferentes, por exemplo. De que adianta você oferecer um produto na loja virtual e na realidade não ter o produto em estoque. Outro problema, recebe vendas pela loja virtual e não atualiza no ERP as informações, ocasionando furos de estoque e dificuldade na previsão de compras. Portanto, a integração resolve isso tudo.
2. Automatização de processos
Com a parte complexa do negócio a cargo do ERP, as vendas feitas pela loja virtual já tem os processos de vendas definidos no ERP (tabelas de preços, questões tributárias, etc). Vendendo pela loja virtual, portanto, sua empresa aparece para o mundo. Ou seja, seus processos de venda precisam estar preparados para isso. Ai que entra o ERP para auxiliar sua loja virtual em vendas corretas.
3. Controle ajustado de estoque
Com um controle bem ajustado de estoque, com apuração de histórico de vendas, será fácil se preparar para boas compras. Portanto, boas compras resultam em boas vendas. Outro fator é poder ter o controle adequado de saída de mercadorias para serem enviadas aos clientes. Em outras palavras, evitando o envio de produtos errados aos clientes.
4. Redução de custos
Outra grande vantagem é a redução de custos. Por exemplo, não precisar ficar redigitando pedidos (com grande margem de erro) já traz benefícios, podendo fazer ajustes na equipe. A própria confiabilidade nas informações, evitando retrabalho, melhora comunicação entre departamentos. Consequentemente, tudo isso contribuindo para reduzir os custos da operação.
5. Gestão de clientes
Outra grande vantagem é uma melhora na gestão de seus clientes. Ou seja, com o ERP integrado as vendas da loja virtual, você terá muitas informações de seus clientes, com histórico de compras deles, identificar e segmentar os clientes podendo assim fazer promoções de vendas mais assertivas. O trabalho de fidelização de seus clientes é contínuo. Certamente, com as informações do ERP nas mãos, você terá muito mais assertividade nas estratégias.
Sua empresa tem ou gostaria de ter uma loja virtual que estivesse integrada ao seu ERP?
O ERP da CB Sistemas, de nome Tutom, possui integração com loja virtual que utiliza tecnologia Tray e WooCommerce.