Tutom 2.181, T3-Server 1.95, NF-e 3.50, NFC-e 1.42

Nesta versão há melhorias no desempenho, assim como ajustes e correções.

O processo de sincronização da tabela de preços entre o Tutom e o NFC-e foi otimizado, resultando em maior eficiência e menor consumo de memória.

Implementada validação no menu Faturamento → Venda Balcão para que quando ativada, impeça pré-vendas com valores de centavos diferentes de 0 ou 5. Essa regra garante padronização nos preços, evita arredondamentos indesejados e reduz inconsistências nos cálculos financeiros.

Ajustado o processo de pesquisa de produtos em Faturamento → Venda Balcão → Campo “Referência” (F5) ou no Cadastro de Produtos. Agora, a consulta de estoque ocorre apenas ao clicar com o botão esquerdo no campo “Estoque Total”, tornando a pesquisa mais ágil.

Ajustado processo de impressão do sistema caso haja problemas de acesso à impressora da máquina. O sistema tentará localizá-la, e se não conseguir, exibirá a mensagem abaixo.

Aperfeiçoado processo de consulta do estoque total em Faturamento → Venda Balcão → Campo “Referência” (F5) ou no Cadastro de Produtos.

Foi criada uma configuração para exibir a coluna ‘Estoque Depósito’ na tela de pesquisa de produtos, acessível em Faturamento → Venda Balcão → campo ‘Referência’ (F5) ou no Cadastro de Produtos. Caso o almoxarifado definido como ‘Padrão’ seja o mesmo que o almoxarifado do tipo depósito, apenas uma coluna será exibida. Para ativar essa configuração, entre em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente.

Ajustado para permitir a emissão de nota fiscal estadual com produtos que possuem Ficha de Conteúdo de Importação (FCI).

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Foi criada uma nova tela para a rotina de cancelamento de nota fiscal, disponível em Faturamento → Cancelamento de NF.

A nova interface mantém todos os recursos da versão anterior, com melhorias de usabilidade. Para mais detalhes, acesse: Cancelamento de Nota Fiscal.

TUT-12255

O processo de geração do relatório em Estoque → Relatórios → Inventário → Registro de Inventário (Novo) foi otimizado para garantir maior estabilidade e desempenho em bases com grande volume de dados, mantendo todas as regras de negócio já implementadas.

Ajustado processo de Sped Fiscal em Apoio > Rotinas Especiais > Sped Fiscal ICMS/IPI para que quando tiver uma entrada de nota fiscal com a unidade do produto diferente do seu cadastro, será gerado o registro 0220.

Adicionado ao o relatório de encerramento de caixa um novo campo que exibe os recebimentos cancelados após o encerramento, não alterando os valores apresentados no relatório. Quando não houver cancelamentos, este campo não será exibido.

Disponível em: Faturamento → Caixa → Relatório de Encerramento

TUT-12218

Aperfeiçoado processo de Registro de Inventário filtrado por fornecedor em Estoque → Relatórios → Inventário → Registro de Inventário (Novo).

Ajustado processo de recebimento em Faturamento → Caixa → Recebimento para que na emissão de recibo sejam utilizados os dados da filial como emitente, quando o sistema estiver configurado com filiais válidas. Caso contrário, os dados da empresa serão utilizados.

O processo de impressão da DANFE foi ajustado para incluir o QR Code de identificação no canhoto, utilizado no projeto Tutom Entregas.

NFE-589

Ajustado processo de remoção das notificações de uma Nota Fiscal em Menu Operacional → Notas pendentes para que a mesma seja permitida apenas depois da validação de senha suporte solicitada.

NFC-341

Alterado processo de invalidação de cache para que ao serem buscados os registros de um determinado contexto (estoque, produtos, grupos, etc), seja realizada a invalidação de cache, mesmo que novos registros sejam inseridos durante esse processo.

Adicionado em Estoque → Consultas → Situação de Estoque filtro “Apresentar Inativos” para produtos inativos, como já é feito nos demais relatórios.

TUT-11934

Adicionada coluna “Total (QtdxVlr)” em Estoque → Ordem de Compra para que seja mostrado o valor total de cada produto em tela, facilitando a visibilidade e melhorando a interação do usuário.

TUT-11675

Adicionada ao gerar um orçamento em Faturamento → Venda Balcão validação que interrompe o processo quando os campos “Cliente”, “Vendedor” e “Cond. Pagto.” são preenchidos incorretamente, evitando que o orçamento seja gravado mas não impresso.

TUT-11714

Ajustado processo em Faturamento → Relatórios → Curva ABC de Produtos, quando forem selecionadas as opções: “Baseado em: Compras” e “Filtra Fornecedores”. Agora, ao selecionar um período e um fornecedor, o relatório considera apenas os produtos vinculados ao fornecedor informado, evitando inconsistências.

O processo em Faturamento → Pedido foi ajustado para que, ao copiar os dados de um orçamento, os campos ‘Tabela de Preços’, ‘Tipo de Preço’ e ‘Finalidade da Venda’ fiquem bloqueados para edição. Esse comportamento é controlado por uma nova configuração, que, por padrão, é ativada automaticamente quando a configuração de ‘Histórico’ também está ativa. Ambas as configurações podem ser ajustadas conforme a necessidade, mediante solicitação à equipe de atendimento ao cliente.

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Ajustado processo em Estoque → Relatórios → Inventário → Registro de Inventário (Novo) para que ao clicar em “Filtrar” seja informado em forma de porcentagem como está o andamento do Registro de Inventário.

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Ajustado cálculo de preço de produtos com especificação, na formação do preço final, seja considerada a margem cadastrada individualmente em cada produto, mais detalhes em Guia Venda de Produto com Especificação.

Ajustado processo de cancelamento de Nota Fiscal para que, ao cancelar uma NF que gerou Saldo Flex quando emitida, o sistema estorne automaticamente o valor correspondente, garantindo a consistência do controle de saldo.

Ajustado processo de emissão de Nota Fiscal para incluir automaticamente a Finalidade da Venda nos Dados Adicionais da nota, exibindo essa informação em uma linha após a mensagem: “NÃO SERÃO ACEITAS DEVOLUÇÕES SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO”.
Essa alteração é uma personalização do sistema e por padrão não esta ativa, solicite a nossa equipe de atendimento ao cliente para ativa-la.

Ajustado processo de emissão de NF-e para atender validações do SEFAZ, visto que agora o mesmo passou a validar o conteúdo do campo “cBenefRBC” no XML da nota fiscal. Para evitar rejeições, agora o Tutom NF-e só envia esse campo quando ele estiver corretamente preenchido na tabela de ICMS.

Ajustado processo na “Pesquisa de registros na tabela” do Cadastro de produtos para que, além do código de barras cadastrado diretamente no produto, também seja possível localizar o mesmo pelo código de barras informado na embalagem, permitindo identificar corretamente o produto em ambos os cadastros.

Liberada primeira versão do projeto Tutom Entregas, mais detalhes em Tutom Entregas.

Ajustado processo de consulta em Cadastro → Produtos → Grade para melhorar a sua performance. Também foram adicionadas mensagens informativas para indicar o andamento do processamento na tela, as mesmas serão exibidas após clicar em “Aplicar”.

Ajustado processo de “Copia Produto” no Cadastro de Produtos, permitindo que ao clicar com o botão direito ao lado do campo “Referência”, sejam acessadas as opções “Próximo Código”, “Código Vago” e “Informar Código”.

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Ajustado processo de emissão de recibo em Faturamento → Caixa → Recebimento para que ao gerar valores por extenso iniciados por “Um” (ex: R$ 0,01; R$ 1,00; R$ 1.000,00), a descrição não comece mais com a letra “H”, garantindo a correta exibição do valor no documento.

Alterado o menu Estoque → Consultas → Registro de Inventário para abrir diretamente a nova tela da rotina de registro de inventário, substituindo a versão anterior.

Ajustado o processo em Estoque → Estoque Mínimo e Máximo – IA para que ao identificar a necessidade de criação de novos registros de almoxarifado no “Cadastro de Produtos”, o campo “Mov. Est.” passe a ser marcado por padrão, garantindo que esses almoxarifados sejam considerados ativos na aba Almoxarifado.

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Agora é possível gerar SPED com notas de modelos 66 (NF3e – Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica) e 67 (CT-e OS – Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços)

Melhoria na Consulta de Estoque

Foi realizado um aprimoramento no processo de consulta de estoque em relatórios e demais funcionalidades do sistema. Agora, ao realizar uma consulta, os registros são agrupados e processados em lote, o que torna o processo mais rápido e eficiente.

Além disso, todas as consultas de estoque passaram a exibir um novo componente visual que indica o andamento da consulta. Esse componente exibe a mensagem “Consultando Estoques”, seguida do tipo de estoque, da página atual e do total de páginas, separados por uma barra / conforme demonstrado na imagem abaixo.

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Tipos de Estoque:
1 = Estoque
2 = Consignação
3 = Substituição Tributária

Ajustado a mensagem de autorização que finaliza o processo ao fazer um novo registro de MDF-e em Faturamento → MDF-e e transmitir o mesmo.

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Adicionado os campos “Série NF“ e “Número NF” em A Pagar > Cadastra Obrigações, no momento da filtragem.

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