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Qual a diferença entre Certificado Digital A1 e A3?

Qual a diferença entre Certificado Digital A1 e A3?

Antes de saber as diferenças, vamos explicar o que é um Certificado Digital.

O certificado Digital nada mais é do que a identidade da Pessoa Física ou Jurídica no meio eletrônico que facilita a autenticação em sistemas públicos (como gov.br, e-Social, SEFAZ e outros), e até em setores privados em nome de uma pessoa ou de uma empresa.

Ele valida todas as operações digitais que precisam desta identificação garantindo quem é o autor de determinada ação. Podemos até dizer que é o seu RG Digital, garantindo quem está assinando. Ou seja, substitui o papel e a caneta por uma assinatura digital.

O certificado Digital faz parte de um grupo de certificações de assinatura digital, e é por isso que ele leva a letra A na frente de seus modelos.

Tanto o modelo A1 como o modelo A3 tem a mesma finalidade: autenticar documentos e operações de forma eletrônica e digital.

Por ter uma cadeia estrutural complexa, chaves criptografadas, tecnologias de biometria digital e regulamentações da ICP Brasil, estes certificados de modelo A1 e A3 permitem você fazer várias coisas como: emitir documentos fiscais, fazer reconhecimento de firma, assinar documentos de forma digital, ter acesso aos sistemas federais, participar de licitações, assinar contratos, laudos, procurações e por aí vai.

Quando devo utilizar um Certificado Digital?

O certificado Digital precisa ser utilizado quando sua empresa iniciar a emissão de documentos ficais como por exemplo: NFC-e, NF-e, Cupom Fiscal, entre outros. Além de também poderem ser feitas assinaturas digitais conforme mencionado anteriormente.

Mas afinal, quais as diferenças entre o Certificado A1 e A3?

A maior diferença entre os certificados A1 e A3 é o formato que cada um deles possui.

O certificado de Modelo A1 é disponibilizado em formato eletrônico e deve ser instalado e configurado no dispositivo, seja ele notebook, computador, tablet, smartphone, para poder fazer o uso e o armazenamento de informações.  Ele tem validade de 1 ano e não pode ser renovado. Quando ele vencer você precisa gerar outro certificado.

Além disso, você pode ter este certificado instalado em vários dispositivos para uso simultâneo, ou seja, você pode adquirir apenas um certificado e utilizar em quantos dispositivos você precisar. Por ele ser digital, você não corre o risco de perder, furtarem, danificarem e até mesmo quebrar.

Já o modelo A3 é fornecido em formato de Token (bem similar a um Pendrive) e em forma de Smartcard. Este certificado tem validade de 1 a 3 anos, e ele pode ser renovado ao final de sua validade.

Um problema do modelo A3, é que ele não é tão versátil quanto o modelo A1. Por ele ser de forma física, corre-se o risco de perder, ser danificado, furtado e você só pode utilizar ele em um dispositivo por vez. Mas por outro lado, ele traz uma segurança maior, pois exige senha para poder utilizar o mesmo. E é exatamente por isso que ele é o formato mais indicado para dados mais sensíveis.

Então, você precisa analisar a estrutura de sua empresa, o quanto você irá utilizar este certificado, em quantas máquinas, com qual frequência. Com essa análise, irá ajudar você na escolha do melhor certificado para o seu dia a dia.  Lembrando que você pode ter em sua empresa os dois modelos. Tudo irá depender para qual situação você irá utilizar.

Você deve ter se perguntado como você vai conectar um cartão no seu dispositivo. Se você adquirir o certificado em modelo Smartcard, vai precisar de uma leitora de cartão para poder conectar no seu dispositivo (veja exemplo abaixo).

Qual certificado é melhor?

Os dois modelos são ótimos e seguros! O modelo A3 pode ser mais econômico para algumas empresas, mas talvez não tão flexível quanto o modelo A1 para emissão de grandes quantidades de documentos fiscais, como é o caso de empresas de varejo e distribuidoras por exemplo.

Onde é possível solicitar um certificado digital?

Geralmente, as empresas buscam uma contabilidade de sua confiança que vai ajudar neste processo. Pelo porte e estruturação de sua empresa a contabilidade deverá lhe indicar qual deve ser o melhor modelo a ser adquirido.

O certificado pode ser adquirido com as autoridades certificadoras definidas pela ICP Brasil, que são por exemplo a Caixa Econômica Federal, Correios, Serasa e outras mais. Basta apresentar os documentos pessoais do proprietário da empresa, o CNPJ e outros documentos caso eles solicitem.

Estando tudo ok, você vai até um posto de atendimento presencial para validar o certificado e pronto! Identidade eletrônica pronta para utilizar.

Está vendo como é fácil? Ele é um dispositivo essencial para sua empresa e para o seu dia a dia.

Lembrando que para emitir os documentos fiscais, você precisa de um sistema de gestão. O sistema de gestão ERP Tutom, desenvolvido e fornecido pela CB Sistemas trabalha junto com essas tecnologias para facilitar o seu dia a dia, trazendo agilidade e segurança em todas as suas operações/transações.

Se você ainda não tem essa ferramenta de gestão ou está pensando em inovar, entre em contato conosco que será um prazer poder apresentar um pouquinho mais deste mundo cheio de tecnologias a favor do seu negócio.

 

CB Sistemas, desde 1993 presente no futuro!

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