Bem verdade que no Brasil há uma grande “sopa de letrinhas”, mas em relação a NF-e e NFC-e, você sabe qual a diferença entre estes dois documentos fiscais?
Ambos são documentos fiscais, mas com algumas particularidades.
O conceito da NF-e já está amplamente enraizado, e utilizado já alguns anos em todo o território nacional. Entretanto, a NFC-e, é um projeto mais recente, e não tão claro para muitos.
Mas então, qual a diferença entre NF-e e NFC-e?
Vamos lá!
A NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor) vem substituir o documento fiscal emitido pelo PAF-ECF. Ou seja, a NFC-e é um documento fiscal para atender vendas ao consumidor final.
Se formos olhar para a NF-e, ela atende as outras situações necessárias para documentos fiscais, de compra e venda, devolução e muito mais. É um documento fiscal mais completo e mais complexo, justamente pela grande abrangência de uso.
Olhando mais de perto, podemos ver também que a NF-e e NFC-e possuem suas similaridades, pois o processo de funcionamento de ambos acaba sendo parecido. Ou seja, além de suas diferenças há também algumas similaridades.
Veja algumas similaridades:
- Necessitam certificado digital
- Ambas são documentos fiscais que são transmitidos ao SEFAZ por internet
- A emissão de ambas passa por uma solicitação do documento fiscal ao SEFAZ, que valida ou não a mesma
- Existe contingência
- Há possibilidade de impressão, na NF-e por DANFE, e na NFC-e por DANFE-NFC-e
Algo interessante que nem todos sabem, que a DANFE não é a nota fiscal em si. A DANFE serve para acompanhar a mercadoria em trânsito e como forma de facilitar a consulta da efetiva existência do documento fiscal junto ao SEFAZ.
E então, conseguiu entender a diferença entre NF-e e NFC-e?
Se você tem dúvidas ou alguma sugestão, entre em contato conosco.
Aproveitamos para dizer que a CB Sistemas tem solução de NF-e e NFC-e. Conte conosco.