Estoque inadequado pode derrubar um negócio

Estoques inadequados podem gerar grandes transtornos a qualquer porte de empresa, mas principalmente as de comércio varejista que trabalham com coleções sentem isso constantemente, podendo inclusive “minar” todo o resultado de uma coleção. Um estoque inadequado também tem o poder de derrubar um negócio.

Loja de calçados
Loja de calçados

Por isso, a cada coleção, o comerciante necessita desfazer-se das mercadorias antigas. Saiba como algumas marcas lidam com a manutenção dos estoques de calçados.

O calçado, principalmente o feminino, é um produto de moda e, portanto, perecível. A indústria trabalha com duas coleções por ano, inverno e verão. A cada coleção, o comerciante necessita desfazer-se de todo o estoque antigo, o que significa liquidações a preço de custo ou menos. ‘Um erro de compra de 20% do estoque pode comprometer todo o resultado de venda de uma coleção’, diz Débora Coelho, da Mr. Cat. A compra de mercadoria representa até 60% dos custos de uma loja do setor e a margem de lucro do comerciante dificilmente supera os 15%.

A compra mais difícil é a primeira, a da abertura de uma nova loja. Débora reconhece que até pessoas experientes no mercado costumam errar em 30% na primeira compra. Ela recomenda ao novo franqueado observar atentamente os hábitos de consumo locais, ser conservador e só depois ousar introduzir novos modelos. A Mr. Cat, por seu lado, compromete-se a remanejar a mercadoria dentro da rede, caso haja interesse de outros franqueados.

Para fugir dos encalhes, a rede de calçados femininos Carmen Steffens lança coleções anuais, com características de desenho, cor e detalhes idênticos da sandália à bota. ‘Como o inverno brasileiro é pouco rigoroso, acre- ditamos em produtos que possam ser utilizados o ano todo’, diz o gerente de franquia da rede, Eduardo Sato. Já a gaúcha Datelli excluiu de vez o gerenciamento de estoques da lista de preocupações dos franqueados. Os produtos chegam à loja pelo sistema de consignação, ou seja, o franqueado só paga pela mercadoria que vende – as sobras são devolvidas. Um fato raro, segundo o franqueador César Dutra Abichequer. ‘Trabalhamos com produtos clássicos que têm compradores certos’, afirma o empresário.
Fonte: site Sebrae
….
Conheça as soluções da CB Sistemas para o Comércio Varejista

CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.