Ampliar o negócio é o sonho de todo empresário, e quando chega o momento de abrir filiais mostra que se está no caminho certo, que a empresa está indo bem e é possível replicar o modelo de negócios. E isso é muito bom!

Diante do desejo e necessidade de abrir uma filial, alguns cuidados são muito importantes, pois gerir matriz e filiais não é necessariamente a mesma coisa que gerir apenas uma empresa.

 

Um importante aliado que sua empresa precisa ter, é um ótimo contador, que vai lhe auxiliar a definir a forma que esta (ou estas) nova empresa vai funcionar.

 

Outro fator importante, antes de abrir uma filial, é verificar como estão os processos internos de sua empresa. Revise, coloque num papel quais as funções de cada um de sua equipe, suas responsabilidades, aproveite o momento e analise os processos atuais e veja o que é possível simplificar (ou mesmo corrigir). Este é um importante momento. Com os processos revisados, fica muito mais fácil de contratar e treinar pessoal para a sua filial. Desta forma, as empresas estarão alinhadas, trabalhando sendo uma só, o que se espera de um grupo empresarial.

 

Sabemos que a cada dia o volume de informações que passam por uma empresa são muito grandes, e com filiais, este volume aumenta muito mais. Neste aspecto, seu sistema de gestão está preparado para comportar tantas informações?

Num negócio com matriz e filiais, é fundamental ter um sistema de gestão integrado, um ERP robusto e confiável, que consiga ter informações de todo o negócio, assim como isoladamente de cada filial. Seu ERP precisa ter informação de todo seu estoque, mas também qual estoque possui em cada filial, além, é claro, ter controle financeiro consolidado e individual, afinal, você precisa saber como está o resultado de cada uma das empresas. Sem um bom software de gestão integrado, talvez uma filial esteja dando prejuízo e você nem percebe.

Um bom sistema de gestão integrado fornece informações em tempo real, das movimentações e disponibilidades de estoque, financeiras, de transações realizadas. Ter a sua disposição um sistema integrado para gerir estas informações, torna o processo de gestão muito mais fácil.

 

Se sua empresa é do varejo, um recurso bem bacana é de permitir ao cliente poder comprar o produto numa loja, e pagar em outra. Importante é facilitar a compra ao cliente.

 

Outro ganho tendo um sistema de gestão integrado entre matriz e filiais, é no momento das compras. Como sua empresa terá informações consolidadas, o poder de negociação com seus fornecedores aumentará consideravelmente, pois você poderá negociar uma compra grande e depois destinará para suas filiais, pois você saberá o que e quanto comprar para cada uma das filiais. Ou seja, ganho para negócio.

 

Em resumo, um sistema de gestão integrado possibilitará gerir cada filial como um negócio separado, mas também possibilitará gerir todas as empresas como um grupo todo.

 

Aproveite, e conheças as soluções da CB Sistemas para gestão de matriz e filiais.