Dependendo do setor de atividade da empresa, a rastreabilidade de produtos vai ter maior ou menor relevância, isso é fato, mas com certeza não deve ser considerado custo. O devido controle dos produtos trará benefícios para sua empresa e para seus clientes.

Rastreabilidade de produtos

Podemos dizer que a rastreabilidade de produtos surgiu da necessidade de saber a origem e também localização de um produto na cadeia logística. A rastreabilidade nos ajuda a conhecer o histórico e a aplicação de determinados produtos, ou lote de produtos. Este recurso está intimamente ligado a gestão de estoque, mas apenas em parte. Enquanto a gestão de estoque controla entradas e saídas de mercadorias, a rastreabilidade vai mais no sentido de ter informações adequadas para uma gestão da satisfação dos clientes, agregando muito mais valor aos seus produtos.

 

Sua empresa compra ou vende produtos em Lote?

Compra ou vende produtos com Número de Série?

 

Para entender melhor, vamos para alguns exemplos de utilização deste recurso.

COMPRAS

– Sua empresa comprou vários produtos, cada um com determinado nº de série. Ocorreu um sinistro na empresa (roubo, furto, queima, …) e você precisa identificar para a seguradora quais produtos tiveram problemas. Na entrada de NF você lança vários produtos, mas sem um controle de nº de série fica mais difícil identificar o produto individualmente.
– Sua empresa compra o mesmo produto mas de fornecedores diferentes. Caso o produto apresentar algum problema, como saber de qual fornecedor comprou? Com a informação de nº de série do produto será fácil identificar qual fornecedor do produto em questão.
– Sua empresa comprou um lote de produtos, e é muito importante você ter registrado o lote para uma eventual prestação de contas futura.

 

VENDAS

– Pelo nº de série você consegue identificar para qual cliente vendeu determinado produto.
– Pelo lote você consegue identificar para quais clientes foram vendidos determinado produto de determinado lote. Ex: necessidade de recolher os produtos devido um “Recall”. Sem este controle será muito difícil e trabalhoso identificar quais clientes compraram o produto em questão.

 

São várias as vantagens em utilizar a rastreabilidade de produtos, entre elas:

Traz valor para sua empresa: o fato de você ter informações confiáveis sobre o histórico dos produtos, lhe concede grande credibilidade junto aos clientes.

Agilidade e segurança em necessidade de Recall de produtos: caso seja necessário ter recall, você terá informações corretas, de forma ágil e segura. Isso tudo torna o processo mais rápido e menos oneroso para todos.

Gestão de fornecedores: com as informações dos produtos, você também consegue ter melhor gestão de seus fornecedores. Por exemplo, quem são, qualidade dos produtos que você compra deles, enfim, informação estratégica para seu negócio.

 

As empresas sempre precisam estar em busca de melhorias em seus processos, sejam produtivos, comerciais, logísticos, entre outros. A rastreabilidade de produtos traz um suporte muito importante para sua empresa, levando seu negócio para outro patamar.

 

O uso da tecnologia para rastreabilidade nos dias atuais é fundamental, pois é praticamente impossível gerenciar a quantidade de informações no papel, na nossa “memória”. Para isso, com o auxílio da tecnologia sua empresa terá ganhos estratégicos muito importantes. Ao conhecer o histórico do produto, falhas podem ser evitadas e seu processo de logística terá melhor qualidade.

 

Conheça nossas soluções em www.cbsistemas.com.br