O que é MDF-e?

 

O Brasil é um país de muitas siglas, e a MDF-e é mais uma delas.

MDF-e significa Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, foi criada para simplificar a burocracia existente no sistema de transporte de cargas.

A versão eletrônica – MDF-e – veio para substituir o sistema impresso, que existia anteriormente.

CB Sistemas MDF-e

O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.

A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

Com ele, o processo de fiscalização e acompanhamento de transporte rodoviário de cargas é muito mais ágil e simplificado.

Além disso o documento garante maior segurança para a carga, para a empresa e para quem está transportando.

A emissão de MDF-e é obrigatória para qualquer transporte entre municípios ou entre estados, não importando a quantidade de documentos fiscais que acompanham a mercadoria. Praticamente todas as empresas que trabalham com transporte no Brasil, devem emitir MDF-e.

Caso tenha dúvidas se sua empresa precisa ou não emitir MDF-e, consulte seu contador.

Importante lembrar, que a não emissão de MDF-e pode gerar penalidades, como multas até apreensão do veículo.

 

A CB Sistemas possui módulo para emissão de MDF-e,

caso sua empresa tenha necessidade, entre em contato conosco.

MDF-e CB Sistemas