Reputação empresarial: 10 cuidados e atitudes para os pequenos ou muito pequenos

Caros leitores, não é fácil tocar uma pequena empresa, e isso vale para qualquer setor e em qualquer atividade. A marca não está estabelecida, a confiança do público alvo ainda não se provou firme e o futuro incerto se apresenta como um horizonte a ser construído repleto de surpresas e contratempos.
Mas vale a pena. Trata-se de uma aventura única que, com êxito, pode render muito mais do que histórias para contar. Contudo, enquanto isso, alguns cuidados podem abreviar o tempo de maturação natural para se conquistar credibilidade, respeito empresarial e a fidelidade de um público alvo.
Boa reputação de sua empresa
Trata-se do velho clichê de “pensar grande”, mesmo sendo pequeno, mas sem megalomania.
Aspectos comportamentais:
1. Evite afetações de linguagem ao seu comunicar com o público. Privilegie a objetividade, a elegância da comunicação e a clareza;
2. Tenha sempre uma atitude realista em relação ao futuro do seu empreendimento. Livre de euforias, bravatas e expectativas irrealistas, mas repleta de firmeza de propósito e confiança;
3. Fuja do lugar comum, dos modismos baratos, das bobagens apregoadas como “a última onda” ou similares. No lugar disso, atitude e personalidade;
4. Internamente, na medida em que você deixa de ser a única pessoa a conduzir tudo e novos colaboradores vão surgindo, crie pouco a pouco uma cultura repleta de originalidade e respeito ao senso crítico. Esse sistema reciclará a sua empresa ao longo do tempo, ajudará a contornar obstáculos, pois mais cabeças pensantes pensam melhor do que apenas uma, além de garantir maior competitividade ao atrair melhores e mais exigentes profissionais.
Aspectos práticos e de gestão:
5. Um espaço físico apresentável, independentemente do porte. Ambientes limpos, organizados, bem cuidados e sem afetações transmitirão a imagem de uma organização bem gerida, consistente e confiável.
6. Mantenha atualizada uma apresentação da sua empresa, seja ela em texto impresso ou em arquivo eletrônico, desde que seja cuidadosamente concebida, com objetividade, apuro e excelente disposição de conteúdo. O mesmo vale para o seu site ou outros ambientes de comunicação institucional;
7. Procure as associações de classe ou iniciativas organizadas do seu setor. Nestes ambientes, um empresariado sólido e bem constituído convive com novatos e voluntariosos participantes. Atuar ativamente nestes organismos projeta a sua iniciativa, a sua marca e tira a sua empresa do lugar comum da acomodação e do anonimato.
8. Cumprimento de prazos. Disciplina e organização não são privilégios de grandes grupos ou multinacionais. Com um planejamento cuidadoso e rigor no seu cumprimento, você poderá surpreender e superar expectativas garantindo uma determinante contribuição para a solidez de sua imagem;
9. Pontualidade nos compromissos financeiros. Poucas atitudes garantem mais confiabilidade do que honrar pagamentos em dia;
10. Mantenha sua documentação fiscal e contábil rigorosamente em dia. Não relegue a um segundo plano as atividades da sua contabilidade e monitore o trabalho de perto.
É isso, refeição bem feita, quente, servida em ambiente limpo e atencioso. Óbvio? Pode parecer, mas não é. Tenha certeza de é muito mais incomum (e possível de ser implementado) do que se imagina.
Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.
Fonte: site saiadolugar.com.br
Crédito da foto: Shutterstock

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