Planejamento da empresa e acompanhamento de vendas

Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle do dia a dia das vendas.   Fonte: site Sebrae

Planejamento e acompanhamento de vendas
Planejamento e acompanhamento de vendas é fundamental

Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado.

A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa. Além disso, torna-se mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido à sazonalidade, bem como o prazo médio concedido para os pagamentos realizados a prazo.

Adotar um controle de compras, algo possível em consequência do controle de vendas, possibilita ao empresário a melhor distribuição de compras para meses seguintes, baseando-se nas previsões de vendas e nos compromissos assumidos. Esse controle permite a determinação do prazo médio das compras.

São parâmetros que podem ser usados para checar o desempenho da empresa:
– Nível de faturamento;
– Depoimentos de vendedores e representantes de vendas sobre o impacto do esforço da empresa junto ao mercado consumidor;
– Grau de lucratividade.

Contudo, para que se possa planejar, é necessário que se disponha de controles de vendas eficazes, que realmente reflitam os resultados obtidos. Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, deve-se agir em dois estágios:

CONTROLES
1) Sistema de controles (estatística) eficiente
Obtido com a checagem periódica do:
– Relatório de desempenho da empresa em período determinado, bem como de cada vendedor ou representante;
– Volume de vendas obtidas, total e por linha de produtos, identificando produtos de maior saída e/ou com maior margem de lucro;
– Comparativo de evolução das vendas por período (da empresa como um todo e por vendedor ou representante);
– Quadro de metas de vendas a serem atingidas;
– Número de clientes novos em relação a clientes antigos da empresa;
– Índice de inadimplência das vendas no período e quadro comparativo com períodos anteriores. Deve ser calculado levando-se em consideração o valor total a receber do período contra o que realmente foi recebido. A comparação do valor recebido com as vendas do período pode distorcer o resultado;
– Valor médio das vendas, calculado com o valor total das vendas dividido pelo número de vendas realizadas;
– Número de itens por venda, calculado com o volume total de itens vendidos, dividido pelo número de vendas realizadas;
– Estatística da taxa de conversão de vendas, calculada com o número de vendas realizadas, dividido pelo número de clientes atendidos.
A periodicidade dos relatórios deve ser adaptada à cultura da empresa.

VENDAS
2) Acompanhamento de vendas
A função essencial da gerência é acompanhar o processo de vendas, estimulando vendedores ou representantes a avaliar os resultados obtidos e buscar novos desafios.
Assim, algumas funções não podem ser abandonadas:
– Realizar reuniões semanais de acompanhamento dos dados, estimulando toda a equipe para buscar os resultados estabelecidos;
– Orientar, para que os resultados não tenham apenas um efeito de curto prazo;
– Cobrar a equipe, mas formar grandes vendedores;
– Rejeitar desculpas para o não cumprimento de metas, buscando encontrar com a equipe o real motivo e solucioná-lo;
– Não esquecer que é o chefe durante o horário de trabalho, mas que é saudável manter laços de amizade após o expediente.

Para você poder executar um bom planejamento é necessário informações, e com a quantidade de informações que hoje nos são apresentadas e solicitadas a cada dia, é fundamental recorrer a um bom software de gestão.

Vindo nesta direção, gostaríamos de aproveitar e apresentar as soluções da CB Sistemas.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem qualquer compromisso.

CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.