Pensando em abrir uma loja de material de construção?

Estrutura básica de uma loja de material de construção

Estrutura básica loja material de construção
Exemplo de estrutura loja material de construção

A estrutura básica do local comercial, onde se pretende instalar a loja de materiais de construção, necessita de uma área mínima construída de 400 m², sendo que, deste total, cerca de 25% da área deve ser destinado para a exposição de produtos e 60% reservado para área de depósito de produtos. O restante da área deve ser distribuído em área de serviço/descarga, escritório, copa e banheiros para funcionários e para visitantes.

Deverá dispor de espaço para estacionamento de veículos dos clientes e ser servida com rede de água encanada, rede de esgoto, rede de energia elétrica e rede telefônica. O aproveitamento da área disponível para o recebimento e atendimento dos clientes deve ser muito bem planejado, de forma a propiciar a eficiência e a produtividade.

A distribuição dos móveis, equipamentos e, principalmente, das mercadorias neste espaço destinado ao showroom, deve promover a funcionalidade do ambiente e a integração da atividade a ser prestada. Na retaguarda, o espaço requer uma área maior, onde será estocado o volume das mercadorias a serem comercializadas. Por fim, devem-se considerar ainda aspectos referentes à decoração, ambientalização, luminosidade, facilidade de locomoção, fachada, entradas e saídas, entre outros.

Para montar um local de comércio varejista de materiais de construção, serão necessários: balcão, gôndolas, máquina emissora de cupom fiscal (ECF), telefone e impressora. Além dos equipamentos da área de comercialização, o empreendimento necessitará de móveis e equipamentos de escritório, como: computador, fax, telefone, mesa, cadeira, armários, entre outros.

É fundamental que o empreendimento conte com um veículo utilitário de médio a grande porte para entregas.
Será necessário, ainda, a aquisição de um software de automação comercial para o controle operacional, administrativo e financeiro do empreendimento.

A CB Sistemas atende várias lojas de material de construção, temos grande experiência em soluções para este setor.

Conheça as soluções que temos para este setor.

CB Sistemas

 Fonte do texto: Sebrae

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.