O que você precisa saber para abrir uma loja

Há uma série de necessidades para se abrir uma empresa, mas este texto se propõe a ajudar numa área que é muita vasta no Brasil, que é o comércio varejista.

Dicas para abrir sua loja
Dicas para abrir sua loja

Veja alguns pontos que merecem grande atenção antes de abrir sua loja.

LOCALIZAÇÃO / PONTO COMERCIAL

Nos dias atuais, a concorrência de uma loja não é mais apenas as lojas em seu entorno, com o advento do comércio eletrônico (e-commerce), sua concorrência aumentou muito. Embora sua concorrência não é mais apenas local, ela ainda é local também, ou seja, a localização de sua loja tem grande importância no sucesso ou não dela. A localização ainda é um dos principais fatores de sucesso de uma loja.
Sobre localização, não basta estar apenas bem localizado nos pontos comerciais mais conhecidos, mas sim, é necessário estar de certa forma perto de seu cliente, e isso varia muito do que sua loja vende. Se é vestuário, papelaria, peças para automóveis, venda de bicicletas, enfim, cada atividade deve estar localizada visando estar próximo ao seu cliente.

ÁLVARA / LIBERAÇÃO DA PREFEITURA / LICENÇAS

Antes de você se definir pelo local de sua loja, lembre-se de consultar a prefeitura da cidade para verificar a possibilidade de abertura de seu negócio no local. Hoje em dia há muitas restrições, seja de atividade, horário, enfim, consulte e busca as devidas liberações. Busque ajuda de seu contador, com certeza ele poderá lhe auxiliar.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Muito importante também, é sua loja possuir um bom software de gestão, que auxilie a poder ter uma boa base de dados de informações, seja de vendas por período, qual cliente compra mais e o que, qual época você venderá melhor ou não, para com isso poder se programar e adequar as necessidades da loja para cada período. Para este tipo de informação, é fundamental desde o início de sua loja ter um software de gestão, para devida coleta das informações e quando necessário, poder tirar do mesmo as informações gerenciais para boas tomadas de decisão.

Conheça as soluções da CB Sistemas, temos soluções desde pequenas lojas até rede de lojas, assim, conforme seu negócio for crescendo, você terá sempre um software adequado as suas necessidades.

ATENDIMENTO COM FOCO NO CLIENTE

Pode ser redundância, ou mesmo um clichê, mas sem um bom atendimento sua loja não terá futuro. Um bom atendimento é uma ferramenta muito importante para sua loja, trazendo inúmeros benefícios, tangíveis e intangíveis.

Com um bom atendimento, você terá grandes chances de fazer novas vendas, seja para um cliente que apenas entrou em sua loja para conhecer (mas que com o atendimento focado no cliente fomentou uma venda), seja para que este mesmo cliente que foi bem atendido volte em outro momento e faça novas compras. Lembre-se, um cliente bem atendido tem grandes chances de falar bem de sua loja, motivando outras pessoas a virem comprar com você.

No final, tudo se resume a uma boa experiência que o cliente tem na sua loja, se você consegue atender os requisitos acima, e seu cliente sai de sua loja com a sensação de ter passado por uma boa experiência, suas chances de sucesso são grandes.

Talvez os resultados não aconteçam logo (não esqueça que seus concorrentes também estão querendo fazer boas vendas), muito suor e trabalho serão necessários para atingir o sucesso, mas lembre-se sempre… FOCO NO CLIENTE!!

Boas vendas!!!
CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.