O que é o fluxo de caixa

Autor: Patricia Liz

Ferramenta básica e muito importante para qualquer planejamento financeiro, o fluxo de caixa proporciona informações para tomada de decisões.
Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso foi criado um instrumento básico de planejamento financeiro denominado fluxo de caixa. É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês etc.
A ferramenta fluxo de caixa pode ser usada tanto para controle de movimentação de caixa diário, como para uma projeção financeira de resultados. O importante do fluxo não é somente fazer os lançamentos e acontecimentos futuros, mas também orientar para que se conheça os resultados e se possa utilizar essas informações para tomada de decisões na empresa. Para isso, é importante registrar não somente os valores, como também o momento no tempo em que os ingressos e as saídas de caixa vão ocorrer.
Assim, um dos importantes objetivos do fluxo de caixa é apurar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos. Nele deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista e recebimento de duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) previstos para o dia, a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos sejam parcelados. A projeção do fluxo de caixa procura informar sobre quando e com que valor irão ocorrer os pagamentos e recebimentos vinculados à operação da empresa.
Além disso, ao elaborar um fluxo de caixa o empresário terá uma visão de futuro próximo, ou seja, uma idéia de como a situação financeira estará no período analisado. Com essa tranqüilidade, ele pode antecipar algumas decisões importantes como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de petição de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.
O período mínimo ideal para análise de fluxo de caixa é um ano. Assim, é possível analisar os indicadores como lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno de investimento e ponto de equilíbrio. O ciclo de operações nas confecções pode ser bem visualizado no período de um ano, compreendendo sazonalidade, descasamento de prazos de pagamentos e recebimentos e necessidade de capital de giro. Um ano engloba todos os períodos, datas especiais, mudanças de estações, reajuste de pagamentos de salários (considerando data-base).

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.