Frases que são um balde de água fria na sua equipe

Na hora de lidar com a equipe, algumas frases que parecem inofensivas podem deixar todo mundo desmotivado

Será que você está usando uma destas frases?
Será que você está usando uma destas frases?

Elas parecem inofensivas. São frases do dia a dia de quase todos os negócios, ditas por gerentes ou empreendedores. Mas, não se engane, elas podem ter o mesmo efeito de um balde de água fria na sua equipe. Veja quais frases evitar.

1. “Porque você não fez de outra forma?”

Pergunta típica do “analista” de resultados que na hora que algo não sai como o planejado aparece como se não soubesse de nada e emite uma opinião.

2. “Os senhores tem certeza que esta ação vai dar certo?” 

Perguntas que não trazem novos pensamentos e reflexão. São apenas perguntas para gerar dúvida e constrangimento em uma equipe que provavelmente se juntou para encontrar aquela solução a ser apresentada.

3. “Sua meta para este mês é de muitos milhões. Ninguém nunca conseguiu alcançar esta marca. Seja o primeiro.” 

Neste caso as metas são sempre inatingíveis e desmotivadoras. Uma equipe que trabalha com planos a curto prazo, sem saber os objetivos a médio e longo prazo, tende a não produzir e a camuflar os resultados.

4. “Não tenho muita intimidade com tecnologia. Você pode fazer por mim?”

Pessoas que não se esforçam para aprender coisas novas e sempre jogam para os mais novos ou mais jovens a obrigação de fazer algo que não sabem. Se você não sabe algo, mas a empresa depende de todos, desenvolva esta habilidade, seja o primeiro a se informar e aprender.

5. “Só os paranoicos sobrevivem.”

Pessoas estressadas que acreditam que tudo que fazem deve ser feito no máximo do estresse, levando a equipe a uma loucura corporativa.

6. “Não acredito em planejamento a médio e longo prazo.” 

Expressão de quem não acredita em planejamento nenhum. E que provavelmente não está sabendo organizar o curto prazo e está jogando para a equipe a pressão da empresa.

7. “Preencher relatórios é desgastante. Gosto de fazer as coisas do meu jeito. O importante é o resultado.”

Desalinhamento com a linguagem da empresa, no qual o profissional pensa somente nos seus números e não compartilha dados que são de posse da empresa. O perfil de alguns profissionais da área commercial, que sabotam processos em prol da informação para seu interesse pessoal.

8. “Para trabalhar neste time é preciso suar a camisa.” 

Visão destorcida e antiquada de que o funcionário vai se dedicar todo o tempo por motivos que ele não conhece. Se as ações da empresa são contra seus ideais e afinidades, dificilmente ele vai entender qual camisa deve vestir e ainda suar para a empresa.

Texto de: Flávia Lippi: especialista em business mentoring e diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL).

Conheça também as soluções da CB Sistemas em gestão empresarial.

CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.