Dia a dia de uma loja de material de construção

O início diário das atividades de comércio varejista de materiais de construção dá-se com a chegada dos funcionários e do empreendedor/sócio, que irá proceder à abertura do estabelecimento comercial. A partir de então, o espaço destinado ao showroom deve estar previamente limpo e arrumado, os produtos organizados em setores de forma a facilitar sua localização, as gôndolas e expositores bem separados e com espaço suficiente à circulação dos clientes e os preços visíveis nas mercadorias, com destaque para as ofertas e promoções.

Atendimento em loja de material de construção
Atendimento em loja de material de construção

O cliente deve ter liberdade para realizar o seu auto-atendimento; caso requeira ajuda, o vendedor deverá prontamente atendê-lo, procurando satisfazer suas necessidades e agregar produtos correlatos que possam ser de interesse dele. A conferência e o reabastecimento do estoque devem ser observados, para que não ocorra a falta de mercadorias. As mercadorias devem ser adquiridas sempre em pequenas quantidades, conforme sua aceitação pelo público.

Os produtos deverão ser ofertados e comercializados diretamente através do contato pessoal na loja de materiais de construção, ou, ainda, por telefone, procurando sempre atender às necessidades dos clientes, da forma que, para eles, fique mais cômodo. No que se refere aos canais de distribuição, observa-se que, para as mercadorias de tamanho pequeno e/ou com pouco volume, podem ser levadas para casa pelo próprio consumido.

No caso das compras de mercadorias em grande quantidade, a loja se encarregará da entrega. Para isto, deverá ser utilizado veículo utilitário próprio. A divulgação da loja de materiais de construção depende da qualidade dos produtos agregada a oferta de preços competitivos a serem oferecidos, o que influencia significativamente no marketing de boca a-boca.

Deve-se levar em consideração a simpatia dos donos e dos funcionários ali existentes. Poderá ser realizada também publicidade através de folders, panfletos e divulgação na mídia (rádio e televisão).
Fonte: site Sebrae
….
Conheça as soluções que a CB Sistemas tem a apresentar para lojas de material de construção.

CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.