Como fazer um plano de marketing para 2014

Paula Calil, especialista em marketing, afirma que o pequeno empresário deve também fazer um planejamento de médio e longo prazo

Planejamento de marketing
Como fazer um plano de marketing para 2014
Escrito por Paula Calil, especialista em marketing
Para desenvolver um plano de marketing para o período de um ano é importante observar que as ações propostas serão de curto prazo, pois deverão ser realizadas e monitoradas durante esse mesmo ano. Esse planejamento exigirá um preparo antecipado para coleta de informações e análises, que concluído irá contribuir para que o empresário defina o objetivo que pretende atingir e o melhor conjunto de ações que tornem essa conquista possível.
Tecnicamente, desenvolver um plano de marketing é simples. O mais importante é o empresário entender seu papel como empresa (marca, produto) na lembrança do consumidor e demais públicos relacionados, como fornecedores, concorrentes, entre outros.
A dinâmica do mercado obriga a todos os empresários, sejam eles grandes ou pequenos, a estarem atentos e sempre à frente dos fatos e tendências do segmento em que atuam. Essa atitude proativa possibilitará o monitoramento contínuo do negócio para verificar seu alinhamento com o que foi planejado. Dessa forma, o planejamento de marketing se configura como um processo dinâmico em constante atualização.
O desenvolvimento desse plano deverá incluir análises sobre as influências externas no próprio negócio, as estratégias vencedoras dos concorrentes, como o consumidor compra, como os fornecedores negociam, além de entender as novas regras ditadas pelo governo para o seu segmento na economia. Além disso, ao iniciar o planejamento, é necessária a análise prévia da situação em que se encontra a empresa, com olhar crítico para ser possível otimizar realisticamente as competências e potencialidades e corrigir as fragilidades.
Essa extensa análise demanda tempo e não deveria se restringir somente a ações de curto prazo. O foco em ações de curto prazo – embora muitas vezes extremamente necessárias – acaba criando o mau hábito no empresário de só agir para “apagar incêndio”. Isso seguramente irá desviá-lo do caminho que deverá trilhar, para alcançar seu objetivo maior como empresa, que vai além de um ano, com a realização de ações de médio e longo prazos.
Finalizando, se você for desenvolver seu plano de marketing para agora, aproveite para engatar o planejamento dos próximos anos, que permitirá direcioná-lo ao lugar que pretende conquistar no mercado, esboçando uma visão de futuro da sua empresa.
Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.
Fonte: site Exame.com

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.