Como agir para uma estratégia de marketing dar certo

Estratégia sem ação não leva a lugar algum
Escrito por Paula Calil, especialista em marketing
Definição de estratégia
Como disse Lewis Carroll, na obra Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Esta frase pode ser interpretada como um alerta para o empresário moderno, para que ele esteja atento e não se perca em suas ações diárias, que podem afastá-lo de seus propósitos empresariais.
A demanda por soluções rápidas e de curto prazo pode desconectar o empreendedor das estratégias que cuidadosamente planejou, que priorizam os princípios e padrões que determinam a competitividade do seu negócio.
Consideremos estratégia como o caminho que uma empresa estabelece para conquistar algo desejado, por exemplo, uma posição de destaque frente a seus concorrentes. A decisão sobre esse caminho impõe a definição de um planejamento de ações operacionais, coerentes e interligadas que valorizem os recursos internos da empresa, otimizem as oportunidades e minimizem as ameaças do ambiente externo, levando a empresa a alcançar os objetivos propostos.
Após essa definição, o passo seguinte é a execução das ações que materializam o que foi estabelecido, em alinhamento coerente à estratégia, o que significa que ela será o fio condutor das as ações a serem implementadas.
Finalizando, cabe reforçar que a estratégia, seja ela qual for, não deve ser encarada como uma carta de intenções e que sua simples definição nada significa se não for acompanhada por um conjunto de ações que a traduza e a concretize.
Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.
 
 

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.