3 dicas para vender mesmo em tempos de crise

É verdade, nem sempre o momento de nossa economia propicia para boas vendas.
Mas será que este não é o momento de reavaliar seu negócio e buscar recuperar um pouco das vendas que você esperava?
Onde devo empreender?
Para Marcelo Ortega, palestrante e especialista em vendas, crise precisa ser sinônimo de oportunidade para empreendedores. “Crise é oportunidade versus risco. Economia fraca é parte do risco do empresário e do time de vendas”, diz.
Encontrar a oportunidade nem sempre é fácil quando as contas apertam. Por isso, esta é a hora de refletir. “Agora é um projeto de olhar, avaliar as fortalezas, pontos fracos, onde a coisa está pegando mais. É um momento de reflexão”, sugere Jeferson Mola, professor do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi. Veja o que fazer para correr atrás do resultado mesmo em períodos de crise.
 

1. Avalie o problema

Comece avaliando o problema nas vendas. Por que seu negócio não está vendendo? Por exemplo, você tem uma loja, o cliente entra, mas não compra? Ou ele nem chega até sua empresa? Responder estas perguntas é crucial para determinar onde está a raiz da falta de faturamento.
“A partir daí vai criar ações para resolver isso. Dessas percepções a gente tem que começar a criar algo. Se ninguém está comprando porque falta dinheiro, pense em promoção para que o consumidor ache mais interessante. Se o cliente não chega, faça uma estratégia de comunicação para as pessoas se lembrarem de você”, indica Mola.
 

2. Pense no cliente

O segundo passo é pensar em como melhorar a experiência de compra do cliente e, quem sabe, aumentar também o ticket médio. “Empresas que conseguem agregar valor pensam na experiência do cliente, criando um ambiente diferenciado, que favoreça as vendas”, diz Ortega.
Aproveite para perguntar aos clientes como foi a experiência, se o atendimento foi correto e se os produtos estavam dentro do esperado. As respostas podem servir para aprimorar o contato com este cliente e avaliar se é preciso treinar melhor a equipe. “A saída é treinar bem seus vendedor. Dar técnicas novas e ferramentas de comunicação avançadas e objetivas que permitam interação maior com clientes”, afirma Ortega.
 

3. Invista e corte direito

Em tempos de crise, investir e cortar são ações fundamentais para sobreviver. Segundo Mola, alguma coisa o empresário costuma ter que gastar para permanecer no mercado. “Esse momento é de avaliar e focar o investimento. Se vai ter que focar e está sem dinheiro, algo vai ter que fazer. Uma reavaliação implica uma reorganização de custos, analise totalmente onde está gastando e se vai ter que cortar para conseguir dinheiro”, ensina o professor.
Fonte: site exame.com – de Priscila Zuini

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