Novidades

Porque implantar um sistema integrado de gestão empresarial - ERP

No mundo corporativo estamos cercados de siglas, como por exemplo PIS, FGTS, Cofins, IR,… e por aí vai.

E uma sigla bastante comentada nas empresas é o ERP.

Mas afinal de contas, o que quer dizer isso?

ERP = Enterprise Resource Planning

Agora ficou fácil de entender? Claro que não né.

Podemos traduzir como um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, centralizando e trazendo segurança para as informações.

O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. (fonte Wikipédia)

Podemos dizer que o ERP é a espinha dorsal dos negócios, em modo eletrônico, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, do processamento de pedido de vendas, ao controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção, passando para distribuição e finanças, e por aí vai.

Vivemos num mundo extremamente dinâmico e exigente, e para nossas empresas serem competitivas, é fundamental ter agilidade e assertividade na tomada de decisões. Mas como fazer isso sem informação? Sem uma análise de informações qualquer decisão será um mero “chute”, e claro, a probabilidade de erro é muito grande.

Para boas decisões, é fundamental a empresa estar amparada por um ERP, pois através dele tem centralizada as informações dos diversos setores da empresa. Munido de informações é possível fazer análises e tomar boas decisões. E isso, pode ser fundamental para garantir a perenidade de uma empresa.

Um ERP traz inúmeros benefícios, oferecendo significativas melhorias no processo gerencial, ganho de tempo e consequentemente redução de custos, o que permite inúmeros ganhos para o negócio. Veja algumas vantagens de ter um ERP em sua empresa clicando aqui.

Ao implantar um ERP temos que ter em mente que ele não é como uma xícara de café, ou seja, numa analogia simples, não basta apenas colocar o café dentro da xícara e tudo estará pronto.

Um sistema de gestão – ERP, precisa ser parametrizado conforme as necessidades da empresa, não é algo como instala e tudo pronto.

Para sucesso no uso de um ERP, é preciso entender as necessidades da empresa e parametrizar para que possa atender estas demandas. É preciso entender que a empresa que vai utilizar o ERP não conhece plenamente o sistema ainda, a equipe que vai instalar o ERP não conhece a fundo a empresa onde será instalado, assim como seus processos. É necessário aprofundar este conhecimento de ambas as partes para sucesso na implantação do ERP.

Para tanto, um fator chave para o sucesso na implantação de um ERP é a participação ativa do gestor do negócio e dos funcionários que o utilizarão (usuários), sem eles não é possível configurar o sistema de forma a atender adequadamente as necessidades da empresa.

Um bom entendimento do uso do ERP por parte dos usuários é de suma importância, pois são os mesmos que farão uso contínuo dele, e é muito importante que o ERP seja de uma empresa que tem expertise no assunto, que tem grande experiência (um ERP maduro preciso de vários anos de desenvolvimento), que tem condições de prestar um suporte de qualidade, que possa ter condições de apresentar atualizações no mesmo perante mudanças de legislação, mudanças de tecnologia, ou seja, continuar evoluindo.

Vários são os estudos que comprovam a obtenção de resultados concretos que um sistema de ERP proporciona.

O ERP é uma ferramenta de gestão indispensável para sua empresa, não importando o tamanho do negócio. Nossas soluções permitem atender desde um pequeno negócio até mesmo uma grande empresa.

Permita-nos apresentar nossas soluções, e permita-se ter acesso a uma solução adequada às suas necessidades.

Todos direitos reservados CB Sistemas - (47) 3041-4321 | (41) 4063-5678

Compartilhe »

Desenvolvido por Empresadois