fbpx

Planilhas para controlar minha empresa

Você usa planilhas para fazer a gestão da sua empresa?

Sim, estamos falando do bom e velho conhecido Excel.
Atire a primeira pedra quem nunca usou ou ainda usa o Excel.
Planilhas para sua empresa
Com certeza é uma excelente ferramenta, e pode ser um útil aliado, desde que usado corretamente, e para o fim correto. O Excel permite registrar muitas informações, inclusive com uso de muitas fórmulas, desde as mais simples até as mais complexas.

Mas você já percebeu que quanto mais fórmulas, ou mesmo quanto mais registros forem feitos no Excel, mas difícil fica usá-lo? Nem digo em termos de saber como usar, mas ele simplesmente fica instável, e não é raro um arquivo de Excel simplesmente corromper, ou seja, ele simplesmente se perde e não funciona mais. E com isso, podemos perder todos os dados, fórmulas, não abre mais. Ou pior, ele abre e você nem percebe que as fórmulas não estão mais corretas, ou seja, os resultados que ele irá passar estão equivocados e você nem vai perceber.

A implementação de cálculos complexos em Excel gera arquivos grandes e de abertura e recálculo demorados, e quanto maior a complexidade da planilha, maior o risco de erros de cálculo, de vazamento de informações e de dificuldades em sua execução.

O Excel é uma fantástica ferramenta, mas não é para todos os usos, principalmente quando se fala em gerenciar um negócio. Quem quer perder todas as informações da empresa? Quem são meus clientes? Quem está devendo para nós?
Erro-arquivo

Seria um desastre isso acontecer com sua empresa!

A empresa pode repentinamente perceber que se apoia em planilhas de cálculo no seu dia-a-dia que podem deixar de funcionar e paralisar processos de negócio. Quem quer isso?

Veja bem, o problema não é apenas o Excel, o problema é também o usuário do Excel. Quem faz a planilha não é necessariamente um programador, um desenvolvedor de software. É um advogado, um analista de finanças, um coordenador de RH, um profissional de marketing, um gerente de projetos. Ele pode saber programar no Excel, mas isso não significa que saiba desenvolver softwares.

O desenvolvimento de software é uma área de conhecimento que acumula muitos anos de evolução. Fazem parte desse amadurecimento a preocupação com a documentação das rotinas, os testes em ambiente de homologação, a preservação das versões anteriores, a auditoria de qualidade e de segurança, a compatibilidade com diversos modelos de equipamentos e assim por diante.

Para trazer segurança, agilidade, confiabilidade, controle de acessos, entre outros, foram desenvolvidos os ERP‘s (Sistemas de Gestão Empresarial).
São softwares desenvolvidos por profissionais qualificados, pensados justamente para serem um aliado as empresas, para que a gestão do negócio seja a melhor possível.

Um ERP tem inúmeras qualidades (veja algumas clicando aqui), e traz muita segurança no negócio.

Se sua empresa ainda utiliza o Excel para controlar o negócio, será que não é a hora de rever isso?
Pense nisso!

CB Sistemas

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.