O Natal é a data mais importante em vendas para o comércio.

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Natal – melhor época de vendas para o Comércio

Embora o setor de comércio varejista de modo geral saiba do potencial de vendas para o Natal, muitas lojas não tem aproveitado corretamente este momento e acabam por perder várias e várias vendas.

Aproveite para aumentar suas vendas para o Natal, conquistando e retendo clientes.

 

Pensando nisso, elaboramos 10 dicas que podem ajudar sua loja a aumentar suas vendas para o Natal. Acreditamos que você queira aumentar suas vendas, não é verdade? Ou prefere que seu concorrente faça isso? Temos certeza que não. Faça melhor que seu concorrente!

1 – Promova nas redes sociais: escreva um texto sobre o Natal, para que haja interação com sua loja e consequente divulgação. É uma mídia relativamente barata que tem trazido bons resultados. Vale a pena fazer um material bem bacana, muitas vezes os clientes acabam compartilhando a postagem pois gostaram do material, e veja, você acaba ganhando publicidade de graça. Para as lojas, o Facebook e Instagram tem trazido ótimos resultados, com excelente custo benefício.

2 -E-mail marketing: segmente o cadastro de sua loja. Pense num bom conteúdo, com apelo sentimental direcionando acesso ao seu site, página do Facebook, Instagram e loja física. E-mail marketing ainda é uma das melhores opções na relação custo x benefício para as empresas, mas para um bom retorno, é importante segmentação do público alvo.

3 – Kits promocionais: as pessoas gostam de conjuntos prontos como um combinado. Faça kits por faixa de preço, motivos, facilitando a vida de seus clientes para poder melhor presentear. Clientes com dúvida sentem segurança na compra com opções de kits. Deixe estes kits bem a mostra em sua loja. O objetivo é facilitar a escolha de seu cliente.

4 – Vale presente: facilite a vida de quem tem insegurança ou não sabe o que comprar, onde mesmo após você apresentar sugestões e mesmo tendo kits promocionais, o cliente ainda não sabe o que comprar. Com vale presente, você fará sua venda e quem sabe até conquistar um novo cliente, que é a pessoa que ganhou vindo trocar seu vale presente em sua loja. Pense nisso, um vale presente pode trazer mais vendas na sequência. Quem nunca foi numa loja ver algo e saiu com mais coisas? Lembre-se que no Natal há muitos amigos secretos, e como é difícil presentear nestes casos. Um vale presente é uma ótima pedida!

5 – Investir na vitrine: uma Vitrine de uma loja tem 30 segundos para provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição da vitrine, mas evite excessos para não gerar poluição visual. Pense também na fachada de modo geral, explore a área frontal da loja, não apenas a vitrine, use se possível muros, paredes, luminosos. Valorize o significado da data do Natal utilizando o espaço com criatividade. Claro, com muito bom senso. Poluição visual afasta clientes.

6 – Layout: pense no layout da loja a partir da porta de entrada e evite obstáculos e bloqueios visuais. Uma livre circulação permite visão ampla da loja aos clientes. Layout confuso confunde o cliente. Você pode até se achar, mas e o cliente? Não pense apenas na melhor organização para você, mas sim no que é o melhor para o cliente. Parece bobagem, infelizmente muitas lojas sabem disso, mas não fazem.

7 – Atendimento geral: facilite a circulação dentro da loja. Organize a fila de pacote, preocupe-se com o(s) caixa(s), faça um check-list dos equipamentos antes de abrir o estabelecimento. Não se esqueça das embalagens, tenha embalagens pré-prontas para facilitar pacote e se possível embalagens em alusão ao Natal. Lembre-se que quanto mais perto do Natal, mais gente deve vir a sua loja, e mesmo com muito movimento não descuide do atendimento.

8 – De incentivos aos seus vendedores: surpreenda sua equipe com ganhos extras para o período, algo não esperado por eles que gere mais motivação para vendas. Nada como entrar numa loja com atendentes motivados, você se sente mais animado a comprar sendo bem atendido, e isso, claro, traz mais vendas para sua loja.

9 – Brindes: um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar a marca de sua loja onde ele estiver. Pense também em vantagens extras, como por exemplo desconto para compras acima de determinado valor. É uma ótima maneira de atrair mais clientes. Seja criativo!!

10 – Extensão de horário: preste atenção, talvez seja necessário estender o horário de sua loja neste período, seus concorrentes provavelmente o farão. Muitas pessoas querem presentear, mas devido outros compromissos como trabalho por exemplo, não conseguem muitas vezes ir nas lojas nos horários tradicionais. Devido bom volume de vendas que o Natal proporciona, vale a pena estender o horário no período que o antecede.

 

Não se esqueça que para uma boa gestão de sua loja é fundamental o uso de um bom Software, que traga confiabilidade nas informações, rapidez nas vendas, auxilio na tomada de decisões.

 

Estas são apenas algumas dicas que podem lhe ajudar, use sua criatividade, pense a respeito, dedique tempo para isso, com certeza boas ideias surgirão.

Aproveite este momento que você tirou para pensar em como melhorar suas vendas, e Conheça também as soluções da CB Sistemas para o Comércio Varejista.

Boas vendas! Ótimos negócios!!

Ah, algo muito, extremamente importante, fundamental aliás…

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Não esqueça do presente para seus queridos também!!

Afinal, eles merecem.

E um Feliz Natal!