fbpx

Estoque parado é dinheiro parado: entenda melhor e como agir

Você conhece esta frase, ESTOQUE PARADO É DINHEIRO PARADO?

Sua empresa oferece produtos para serem vendidos, ou seja, os produtos precisam se transformar em dinheiro.

Apenas esta frase já explica muito sobre o título deste post, mas vamos aprofundar um pouco mais.

Estoque parado é dinheiro parado: entenda melhor esta frase e como agir diante disso

Ao transformar estoque em dinheiro, você tem liquidez para pagar seus fornecedores, pagar custos da operação de sua empresa, investir em inovações e muito mais.

Se o estoque fica parado, este dinheiro não entra, e este dinheiro pode fazer muita falta para sua empresa.

Vale lembrar também que para você ter este estoque, você precisou investir dinheiro (seja estoque para revenda, matéria-prima, produtos acabados, …), este valor você já investiu e saiu de seu fluxo de caixa.

Outro fator que podemos exemplificar que estoque parado é dinheiro parado, é que o problema vai além, pois estoque parado também pode ser fonte de grande prejuízo.

Para armazenamento de seu estoque, é necessário ter devido local de armazenamento, e sabemos muito bem que isso gera custos. Ou seja, além de não serem transformados em receita ele está gerando despesas, que dificilmente serão recuperadas.

Outro fator também são para os produtos com validade. Para esclarecer, se você não vender dentro da validade é prejuízo para sua empresa.

A devida gestão e olhar cuidadoso com seu estoque, evita muita dor de cabeça.

Mas afinal, como evitar isso?

Vamos lá, queremos dar algumas dicas.

Uma gestão eficiente do estoque

Possuir menos produtos estocados representa menos dinheiro parado, mas será que podemos analisar a questão apenas desta maneira? Seria perigoso.

A falta de estoque também impede produção, impede vendas, e qual empresa sobrevive sem vendas?

Assim, é fundamental uma gestão eficiente de seu estoque, com controles adequados de entradas e saídas de produtos, adequado controle de inventário, profissionais de confiança e que estejam alinhados na importância de uma boa gestão do estoque, e claro, sistemas informatizados para garantir maior confiabilidade nas informações.

A empresa deve controlar diariamente seu estoque, acompanhar de perto.

Pense nisso, planeje seu estoque hoje para zelar pelo seu capital de giro de amanhã.

planeje seu estoque hoje para zelar pelo seu capital de giro de amanhã

Analise o tempo de vida de seu estoque

Faça uma análise de seus produtos, e identifique os produtos que estão há mais tempo sem giro, sem vendas. Nesta hora é importante ser racional, não se apegue ao seu estoque.

Havendo produtos que estão há muito tempo sem venda, faça uma promoção, conceda maiores descontos. Portanto, importante fazer o estoque girar e transformar em dinheiro, mesmo que infelizmente com uma margem menor.

Segundo o Sebrae, em média, uma mercadoria não deveria ficar mais do que 45 dias parada no estoque. Passou deste tempo, pode estar gerando prejuízo.

Curva ABC de Produtos

Identifique em seu estoque quais são os campeões de venda, dando prioridade a eles nas compras, e diminuindo as compras nos produtos com pouco giro.

Controle de perto seu estoque

Importante ter inventários periódicos, e tenha sistemas informatizados para melhor controle, auxiliando na identificação de furtos ou mesmo desvios de estoque. Ou seja, utilize a tecnologia a seu favor, com eficientes controles de entradas e saídas de mercadorias, registros de compras e vendas, históricos. Enfim, utilize seu ERP a seu favor.

Planejamento nas compras

Ter um bom histórico de vendas dos produtos também vai ajudar a identificar momentos adequados para efetuar melhores compras. Portanto, fazendo um bom planejamento de compras, você terá melhor poder de negociação com seus fornecedores. Ou seja, sempre é muito importante comprar bem.

Dar a importância devida ao bom cadastro dos produtos

Não faça cadastros genéricos dos produtos. Fazendo isso, as informações não lhe ajudarão, não será possível fazer uma gestão profissional de seu estoque.

É de extrema importância um bom cadastro, armazenando dados como por exemplo cor, unidade de medida, tamanho, quantidade, nome detalhado, e muito mais. Como resultado, com o cadastro feito da forma correta, você terá mais assertividade nas informações e saberá por exemplo quais produtos mais vendem, quais trazem melhor retorno.

Enfim, com tantas informações você já deve ter percebido que gerenciar um estoque não é uma tarefa qualquer. Portanto, não pode ser feita de qualquer forma, na mão de qualquer pessoa.


Tenha a seu lado um bom software que vai lhe auxiliar a ter uma gestão profissional de seu estoque, com informações estratégicas que vão lhe permitir reduzir gastos desnecessários, e auxiliar a ter melhores vendas, e claro, melhor resultado financeiro para seu negócio.

VENDA MAIS, VENDA MELHOR!

Precisando melhorar a gestão de seu estoque?

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para gerar melhores resultados ao seu negócio!

Clique AQUI e saiba mais como podes te ajudar.

A CB Sistemas é uma empresa Blumenauense voltada para desenvolvimento de Sistemas de Gestão empresarial. Desenvolvendo produtos confiáveis e versáteis, capazes de atender as necessidades e proporcionar resultados precisos, indispensáveis na tomada de decisões.