Divergências de estoque? A otimização da conferência de mercadorias veio para acabar de vez com estes problemas.

 

Você já parou para pensar na bagunça que seria, se você simplesmente desse entrada em seu estoque sem realizar uma conferência? Só dando uma “olhadinha por cima” porque você está sem tempo de realizar esta operação.

 

Esta é a maior dor de muitas empresas. Mas vem comigo, que vou te explicar como você pode solucionar este tipo de problema.

 

Como otimizar a conferência de mercadorias?

 

Por que o Tutom Conferência é uma ferramenta tão importante?

 

Deixa eu te dar um exemplo. Uma distribuidora que possuí diversos itens em seu estoque, sofre um impacto direto para fazer a conferência dos mesmos. Portanto, cada erro de contagem é necessário começar tudo de novo e é aí que entra dois dos principais motivos de você implantar esta ferramenta: Otimização de tempo e confiabilidade de estoque.

 

E você que acha que a conferência de mercadoria é feita somente na entrada, está completamente errado. Para uma excelente gestão e funcionalidade de seu estoque a fim de evitar qualquer tipo de divergência, é necessário realizar a conferência tanto na entrada quanto na saída.

 

 

Para não esquecer de nenhuma etapa, segue algumas dicas importantes:

 

– Tome muito cuidado para não misturar o estoque antigo com a mercadoria que acabou de chegar. Em primeiro lugar, reserve um espaço na sua empresa para realizar as conferências antes de dar entrada em seu estoque.

 

– Realize uma conferência quantitativa e compare com a Nota Fiscal de entrada que você recebeu. Portanto, verifique se todo o material que você comprou, realmente chegou (caso não tenha chegado, entre em contato diretamente com seu fornecedor para sinalizar).

 

– Qualifique seu pedido que acabou de chegar. Verifique se os itens que você adquiriu, estão realmente de acordo com o que você solicitou (tamanho, cor, modelo, se possuí algum tipo de avaria, entre outros…)

 

– Separe a nova mercadoria por lote. Assim, você pode organizar seu estoque do mais antigo para o mais novo e desta forma, você não terá perdas caso seu produto possua validade de consumo (lembrando que os produtos alimentícios devem ter uma atenção especial em relação a validade e condicionamento).

 

 

Como otimizar a conferência de mercadorias

 

 

Como a conferência pode ser feita?

 

É um processo relativamente simples!

Em primeiro lugar, você deve analisar se seu produto já chegou com um código de barras. Bom, se ele já vem com um código de barras, você não tem a necessidade de criar outro código (a não ser que você queira).

Caso sua mercadoria não possua código de barras, você pode emitir uma etiqueta com o seu código através do seu Sistema de Gestão – ERP.

 

Em segundo lugar, após esta análise ser feita, é hora de pegar seu leitor/coletor e iniciar a conferência da sua mercadoria.

Sabe aquele que você usa para fazer a bipagem na hora da venda? Então, você pode utilizar um como este para realizar a conferência de mercadoria. O ideal é ter um coletor próprio para realizar a conferência, a fim de não atrapalhar nenhum processo interno.

 

Lembrando que seu leitor/coletor, precisa estar integrado a um excelente ERP, onde irá captar todas as informações que você está lançando.

Caso você tenha dúvidas sobre o que é um ERP, clique AQUI e veja mais.

 

Fazendo a conferência o sistema vai lhe avisar se está tudo correto, se as informações estão corretas.

 

 

Facilidades:

 

Vamos utilizar como exemplo uma garrafa de água.

 

Você recebeu 400 caixas de garrafas de água e cada caixa possui 6 fardos com 12 unidades cada.  Já imaginou ter que dar entrada em item por item? Tenho certeza que demoraria um tempão! Em outras palavras, é aí que a conferência de mercadoria vem para salvar e facilitar o seu cotidiano.

 

Você vai bipar 1 caixa e informar o fator de conversão dentro do seu ERP. Depois disso, você vai informar a quantidade de caixas que você recebeu e “tcharãn”!!! A mágica foi feita!

 

Você conseguiu entender a facilidade que a conferência de mercadoria faz na vida da sua empresa? Já parou para contar o tempo que você irá economizar fazendo isso? Você não precisará gastar tempo adicional cadastrando 1 por 1 porque todas as caixas possuem o mesmo código de barras. Repetindo, o mesmo código. Lembre-se que: água da marca X tem o código diferente da água da marca Y. Em hipótese alguma se esqueça disso.

 

Organize o seu estoque, de maneira que seja prático. Portanto, conte com uma ferramenta que agregue valor ao seu negócio e otimize o tempo da sua equipe. Traga mais segurança e confiabilidade no seu estoque.

 

 

Vantagens em utilizar o módulo de Conferência de Mercadorias:

 

– Redução de custos;

 

– Ganho de produtividade, pois agilizará processos;

 

– Eliminação de erros;

 

– Confiabilidade de processos;

 

– Conferência da Nota Fiscal de entrada. Ou seja, você terá a certeza de que o produto que está entrando em seu estoque é exatamente o mesmo que você comprou do seu fornecedor;

 

– Conferência da nota fiscal de Saída. Portanto, você terá a certeza que de o produto que você está entregando é realmente o mesmo que foi vendido não acarretando possíveis divergências de estoque (que sim, trarão uma dor de cabeça das grandes na hora da contagem do estoque);

 

– Conferência de estoque. Consequentemente, você poderá realizar todo o levantamento de estoque otimizando tempo na hora da elaboração do registro de inventário;

 

– Conferência do processo produtivo;

 

 

Além de todas as vantagens mencionadas acima, você garante uma gestão de fornecedores mais eficaz. Com as informações dos produtos cadastradas corretamente, você também consegue por exemplo, informar quem são, a qualidade dos produtos que você está comprando deles. Ou seja, informações estratégicas para seu negócio.

 

Todas as empresas buscam aderir melhorias em seus processos, sejam eles produtivos, comerciais, logísticos, entre outros. Como resultado, a conferência de mercadorias dentro de um negócio, traz além da otimização de tempo, confiabilidade para seus clientes, levando seu negócio para outro patamar.

 

 

Tecnologia como sua aliada

 

O uso da tecnologia para realizar a conferência de mercadoria atualmente é de extrema importância, pois é praticamente impossível gerenciar no “olhomêtro” situações tão importantes como o controle de estoque. E é assim que sua empresa ganha valor. Agregando tecnologia e gerenciamento estratégico. Ao conhecer todo o histórico de seus produtos (desde a entrada até a saída), você transmite confiança ao seu cliente. Portanto, traz ainda mais resultados e vendas para o seu negócio.

 

Para saber mais sobre esta belezinha, entre em contato conosco! Tenho certeza que será uma conversa de grande valia!

 

Conheça nossas soluções em

www.cbsistemas.com.br