A maioria de vocês já ter lido em algum lugar que Cortana, a assistente pessoal do Windows Phone 8.1, tem acertado todos os resultados da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 que lhe são perguntados. Até o momento foram 14 no total, inclusive a “trágica” derrota do Brasil para a Alemanha nessa última terça-feira. Mas, como ela faz isso?

Sem-Título-11-e1395082607362

Tela Cortana

Cortana vasculha a web por informações para lhe responder com a maior precisão possível. Ela usa o Bing como principal fonte de suas pesquisas, enquanto o Bing usa o modelo de previsões baseado nos trabalhos de David Rotschild, que utiliza modelos matemáticos para prever a conclusão de eventos como a Copa, eleições presidências, Oscar, entre outras coisas.

Com relação aos times, os modelos matemáticos analisam quantidade de vitórias, empates, derrotas, desempenhos nos últimos campeonatos, classificação em rankings, embates anteriores entre as equipes e percentual de vitórias de cada um deles, entre outras variáveis. Terminada a sua pesquisa e o cruzamento de dados, Cortana gentilmente sugere que essa ou aquela seleção vai ganhar, mas, não chega a afirmar, é claro.

Por enquanto a precisão dela tem se mostrado algo realmente incrível. Ela não aponta um placar, apenas sugere quem sairá vencedor do embate.

Sabe quais os próximos resultados que ela previu? Alemanha se consagra campeã mundial pela quarta vez e o Brasil derrota os Holandeses na disputa pelo terceiro lugar.

cortana-brasil-e-alemanha

Tela Cortana

Será que Cortana vai fechar com chave de ouro e acertar esses dois últimos resultados? Serão no total 16 acertos. É quase um recorde. O polvo Paul mandou lembranças…

Fonte: site windowsphonebrasil.com.br

CB Sistemas