Anteriormente restrita aos Estados Unidos, a Black Friday entrou e se consolidou também no Brasil.

 

É bem verdade que no começo ela teve suas falhas, gerou desconfiança, mas se organizou e hoje é uma data bem importante para aumentar as vendas de sua empresa.

 

Caso sua empresa ainda não aproveitou esta data, quem sabe seja uma boa oportunidade de vendas.

Black Friday: como um ERP pode ajudar sua empresa a vender mais e melhor

Para ajudar, preparamos uma lista com 6 dicas bem bacanas para aplicar na Black Friday.

 

1) Leve a sério a proposta da Black Friday, ou seja, crie promoções reais

Infelizmente algumas empresas quiseram ser espertinhas e ofereceram “metade do dobro do preço”, ou seja, não fizeram nenhuma promoção e enganaram clientes. Isso não é legal, fique longe desta estratégia.

 

2) Analise os produtos que você vai dar desconto

A ideia é vender mais, girar o estoque, gerar visibilidade, mas não pode gerar prejuízo.

Por isso, escolha produtos que estão há mais tempo parados em seu estoque, que giram menos. Dê preferência para aqueles produtos que você está tendo dificuldade em vender, e conceda mais desconto nestes casos. Muitas vezes vale a pena cobrar apenas o custo para fazer o estoque girar. Como diz aquela máxima, “Estoque parado é dinheiro parado”.

Mas, e como saber quais produtos estão há mais tempo sem vender? Simples, utilize seu ERP a seu favor.

Um bom ERP com certeza vai lhe dar esta informação.

 

3) Prepare seu estoque

Você não vai colocar todos os seus produtos na Black Friday, vai selecionar alguns estratégicos. Mas claro, você quer vender mais do que apenas estes selecionados na Black Friday, e oferecendo um bom mix de produtos você também irá vender muitos outros produtos que nem entrarão na promoção. Neste caso, analise em seu ERP a curva ABC de produtos, e garanta que você terá os produtos mais vendidos também a disposição.

 

4) Mantenha seu estoque organizado

Não vai adiantar você querer entrar na Black Friday, cliente demonstrar interesse na compra e você perceber que nem tem o produto. Sua empresa além de não gerar venda, vai perder credibilidade junto a seus clientes. Isso seria péssimo, cuide de seu estoque.

Com um bom ERP, sua empresa mantém seu controle de estoque em dia, organizado e atualizado, tendo real controle de entradas e saídas.

Não seja pego de surpresa, utilize seu ERP a seu favor.

 

5) Acompanhe as vendas

Aproveite as vendas e analise em tempo real como está o seu desempenho. Seu ERP vai lhe dar ótimas informações. Para facilitar a vida dos gestores, a CB Sistemas desenvolveu um aplicativo para poder acompanhar remotamente, ou seja, pelo seu smartphone o gestor pode ver como está o desempenho do negócio. Utilize a tecnologia a favor de seu negócio.

 

6) Definição de Preço Promocional com data limite

A Black Friday é uma data promocional, e como é data definida, importante também ter definido o limite de tempo que o preço ficará promocional. Com certeza seria muito ruim você fazer promoção de um produto, abaixar o preço e esquecer de voltar ao preço normal. Prejuízo na certa!

Para isso, ajuste em seu ERP os preços promocionais e defina o dia limite, para que após esta data os preços voltem automaticamente ao padrão anterior.

 

A Black Friday pode ser uma oportunidade muito bacana de vendas, prepara-se para isso, e tenha ao seu lado um bom ERP para lhe ajudar a se preparar antecipadamente, traçar estratégias e após a Black Friday analisar resultados.

 

Aproveite a Black Friday e boas vendas!