Especialistas afirmam que é essencial treinar a equipe de vendas do seu negócio

Passos para fechar uma venda

Sucesso em vendas

As vendas são essenciais para o sucesso de uma empresa, independente de seu setor ou tamanho, seja uma uma pequena empresa, comércio varejista, atacadista, indústria, serviços. Entretanto, uma equipe mal treinada pode acabar afastando os consumidores do seu negócio. “Pergunte sempre para o seu cliente qual é o valor da compra para ele, pois existe o fator emocional”, ensina Marcelo Ortega, palestrante de vendas e consultor empresarial.

Para André Ortiz, especialista em vendas e diretor da Oficina do Sucesso, fechar uma venda faz parte de um processo. Por isso, é importante entender quais são as necessidades do cliente para fazer as indicações corretas.

Mário Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), afirma que um dos passos fundamentais do processo é o pós-venda. “É a pré-venda da próxima venda. Mais do que isso, busque um relacionamento com o cliente”, ensina. Veja as recomendações dos especialistas para fechar uma venda.

1. Faça a abordagem correta

Para evitar que os vendedores cometam as atitudes mais odiosas, o empresário deve investir em treinamentos e avaliar constantemente sua equipe. Quando um consumidor depara com um vendedor mal educado e desonesto, a chance de uma venda acontecer é mínima.

2. Aprenda a ouvir

Para criar empatia, o ideal não é oferecer todos os produtos e serviços que estão à disposição. “Somos pouco treinados a perguntar; falamos demais e perguntamos pouco”, afirma Rodrigues.

“É preciso solucionar problemas”, afirma Ortiz. Por isso, saber ouvir é essencial para fazer os questionamentos corretos. 

3. Apresente as soluções

Para algumas pessoas, o preço não é relevante. Para outras, é a matéria prima do produto que importa. Ortega conta que se você oferece status para quem preza conforto, por exemplo, as chances de fechar a venda são baixas. Os especialistas recomendam focar no problema do cliente e analisar quais são as melhores opções para cada caso.

4. Encare as objeções

Normalmente, as objeções aparecem durante o fechamento da compra. Pedidos de descontos, brindes e outros questionamentos são comuns. Para Rodrigues, o consumidor só quer ter certeza de que fez o melhor negócio.

“Tem que encarar a objeção como sinal de compra. Negociação não é luta”, completa Ortega.

5. Invista no pós-venda

O vendedor precisa entender bem sobre o produto que está vendendo. Além disso, ele deve ser capaz de oferecer suporte para o consumidor mesmo que a venda tenha sido concretizada. Dessa maneira, as chances de gerar novas vendas aumentarão significativamente.

Fonte: site Exame.com
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